9 dicas para repassar os valores da empresa aos seus colaboradores

Publicado em: 30/07/2020
Tempo de leitura: 3 minutos

Valores devem ser pautados rotineiramente em uma empresa, através de vários recursos que ajudem a reforçar a todos, como clientes, colaboradores, parceiro e fornecedores, quais os propósitos da organização. 

Por isso, é muito importante instruir os colaboradores e intensificar os valores de sua companhia. Portanto, vamos dar algumas dicas de como repassar esses valores.

Acompanhe:

1. Treinamento

Treinamentos são muito importantes para ensinar e reafirmar os valores de uma empresa. Neles, devem ser reforçados as metas, a missão e os ideais. 

Eles devem acontecer com certa regularidade e sempre que houver alguma modificação na cultura organizacional. 

2. Comunicação Interna

Comunicação Interna tem um papel muito importante na transmissão e no reforço de qualquer informação das organizações, principalmente seus objetivos e valores. 

Sendo assim, a organização de ações voltadas para os colaboradores faz parte de um plano estratégico para conscientizar a todos. Essas ações podem ser: 

– Jornal Mural: embora antiquado, é de fácil visualização pelos funcionários;

– Intranet: comunica diretamente ao público interno e pode ser acessada por todos os funcionários de maneira fácil;

– E-mail marketing: dão agilidade à comunicação, pois chegam às caixas dos funcionários, que estão sempre as checando;

– Blogs e sites: estas duas formas eletrônicas de comunicação podem ser utilizadas como maneiras de disponibilizar materiais informativos e relevantes, que podem ser acessados a qualquer momento; 

– Redes sociais: são recursos mais descontraídos de se oferecer conteúdo relevante e, por conta disso, são mais fáceis de serem assimilados. 

3. Uso de exemplos pessoais

Diretores, líderes e gestores são a fonte de inspiração para os funcionários. São neles que os colaboradores se inspiram e se espelham para conseguir motivação na rotina da empresa. 

Por isso, eles devem transparecer o valor e o potencial da organização, através de palavras e atitudes. 

Eles precisam também externar empatia e segurança para que os funcionários se sintam mais confiantes em seguir seus exemplos. 

4. Eleja tutores

Encontre aqueles que são os mais comunicativos, criativos e engajados na equipe para cuidar dos novos colaboradores que chegam à empresa. 

Eles, com certeza, serão advogados verdadeiros da marca. Assim, se tornarão bons tutores dos valores da companhia. 

5. Uso de gamificação

Gamificação é uma maneira recente de comunicar. Ela é bastante interessante para os funcionários, pois há dinamismo e interatividade através de jogos, quizz e desafios. 

É possível realizar a divulgação dos valores da empresa através de um jogo de perguntas e respostas. 

6. Trabalhe a liderança

A liderança deve pôr em prática a cultura organizacional em primeiro lugar. Mostrar que suas prioridades são os valores da empresa é a melhor forma de mostrar aos outros funcionários que eles devem fazer o mesmo. 

7. Dê recompensas

Procure maneiras de oferecer recompensas para a equipe no caso de ações relevantes para os valores da empresa. Mas lembre-se que nem sempre isso tem a ver com aumento salarial. 

8. Identifique pontos fracos e fortes

É preciso identificar os pontos fracos e fortes da empresa, analisando hábitos e comportamentos que precisam passar por melhorias. Isso ajudará no alinhamento das metas definidas pela empresa.

9. Contrate com base na cultura organizacional

Ao contratar, é necessário levar em consideração se o perfil dos selecionados está de acordo com os valores e a visão da empresa. Uma coisa que pode ser feita na hora da entrevista é tentar entender os valores e as crenças que cada indivíduo tem antes da contratação.

E sua empresa? Como reforça os valores aos funcionários? Esperamos que este artigo tenha sido informativo nesse sentido.