Como precificar meus serviços?

Publicado em: 23/04/2020
Assunto: Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

Como precificar serviços é uma das perguntas mais comuns e mais difíceis, para qualquer empreendedor. Afinal, é um dos fatores que podem fazer a diferença para o sucesso ou o fracasso de qualquer empresa.

Por conta dessa pressão, é algo que gera bastante dúvida, pela dificuldade em encontrar o equilíbrio ideal. O objetivo, praticamente sempre, é trazer o máximo de retorno com um valor que faça sentido para o público alvo.

Portanto, este post vai ajudar você com algumas dicas de como precificar serviços.

Observe o mercado ao seu redor

Antes de mais nada, para saber como precificar serviços, é preciso observar o comportamento da concorrência. Afinal, não adianta cobrar mais que o mercado, a não ser o que o serviço tenha uma proposta de valor incrível.

precificação tem um forte componente estratégico. Preços maiores se posicionam como “premium”, enquanto os menores se vendem por ser mais acessíveis. Portanto, os preços são um reflexo da forma de como seu serviço se posiciona neste mercado.

Estude qual é a melhor forma de cobrança

Complementando a análise anterior, é preciso também escolher uma forma de cobrança que faça sentido para você. Advogados podem cobrar por hora, enquanto arquitetos cobram por projeto, por exemplo. 

Dependendo do nicho do mercado, uma opção pode fazer mais sentido do que a outra.

De qualquer forma, seja qual for sua escolha, é preciso garantir que a comunicação com o cliente é clara. Deixe tanto os valores quanto a forma de cobrança evidentes desde o primeiro momento. Afinal, ninguém gosta de surpresas no momento de receber a conta.

Faça as contas dos seus custos e da sua margem

Em seguida, é impossível descobrir como precificar serviços sem fazer as contas para tal. Para isso, dois ingredientes são essenciais: custos e margem.

Todos os custos devem fazer parte da conta para encontrar o seu preço. Caso contrário, você corre um grande risco de gastar mais do que arrecada. Devem fazer parte do planejamento custos com:

– Infraestrutura; 

– Materiais; 

– Impostos; 

– Profissionais para auxiliar; 

– E diversos outros.

Acompanhando os custos, é preciso pensar na margem. Resumidamente, este é o lucro que você ganha a cada serviço. 

Para encontrá-la, é preciso pensar no planejamento financeiro. Dependendo de quanto você quer faturar e de quantas horas existem à disposição, pode encontrar a margem ideal para cada serviço.

Como aumentar preço de serviços?

Agora que você já aprendeu como precificar seus serviços, pode entender como aumentar o preço. Certamente, você terá interesse neste aumento em algum momento. No entanto, existem certos pontos a observar.

Para começar, também é necessário observar a concorrência. Se todos estão aumentando o preço, é um sinal de que o mercado pode suportar este aumento. 

Além disso, você deve ter uma certa cautela, aumentando os preços de certos serviços de cada vez ou tendo um aumento mais gradual.

Um erro muito comum de certos empreendedores que querem aumentar o faturamento é olhar para o preço como o caminho mais rápido e direto. Porém, não é tão simples assim. 

Sem ter um cuidado de como precificar serviços você pode perder mercado e, consequentemente, receita. Portanto, se quiser ter ainda mais precisão na precificação de seus serviços confira outros artigos do nosso blog e entenda tudo sobre o assunto!