Controladoria: Entenda o seu papel no planejamento estratégico

Publicado em: 21/02/2020
Tempo de leitura: 2 minutos

Para que uma companhia se destaque no mercado, é fundamental que haja a elaboração de uma ação estruturada para sustentar e acelerar a tomada de decisões. Esta ação é chamada de planejamento estratégico, e é ela que determina a união entre a diferenciação na despesa dos produtos/serviços do mercado e o conceito da estratégia para atingir as metas traçadas pela organização.

Desta forma, é a área de Planejamento e Controladoria a encarregada pela coordenação do planejamento estratégico, pelo orçamento da empresa e o método incessante de geração de dados que oferecem suporte à tomada de decisões por meio da diretoria da companhia. Para isso, é essencial a participação de todos os funcionários, independente do cargo que ocupam, bem como sua hierarquia.

A supervisão contínua se faz necessária para que a empresa atinja o sucesso. Afinal, em meio a um mercado extremamente competitivo e em constante crescimento, novas necessidades surgem, e é primordial estar atualizado para assegurar a concorrência e o esclarecimento do público-alvo.

Neste contexto, é crucial possuir um planejamento estratégico, que antecipe as mais diversas demandas do consumidor, fornecedores e demais partes interessadas. E é justamente neste ponto que a Controladoria se faz necessária. O profissional da área realiza a supervisão exigida para que as metas almejadas sejam atingidas.

Os objetivos do setor de Controladoria

O setor de Planejamento e Controladoria tem como principal objetivo assegurar que a atividade da organização seja medida e analisada, e por meio deste resultado, fazer o acompanhamento e comparação com a performance de outras empresas do segmento, para mostrar aos administradores como seu resultado poderia ser aprimorado, e em seguida, apontar as devidas reparações nas atividades.

Dentre as principais atividades executadas pela área da Controladoria, podemos citar:

– Contábil;

– Gastos relacionados à contabilidade;

– Gestão de custos e gastos;

– Desenvolvimento do preço de venda;

– Fluxo de Caixa;

– Tributária;

– Gerencial;

– Gestão da informação;

– Elaboração de estratégias para captação de recursos;

– Análise da produtividade e desempenho dos funcionários;

– Controle de ativos e de riscos.

Para desempenhar seu papel, a Controladoria deve possuir colaboradores multidisciplinares. Desta maneira, as atividades exercidas pela Controladoria são:

– Planejamento: Consiste na demarcação de um projeto com a finalidade de alcançar uma meta;

– Organização: Estruturação organizada de tarefas e métodos para atingir o objetivo;

– Direção: Determinação de uma separação competente das atividades, sempre nos limites da administração;

– Controle: Verificação da qualidade e eficácia dos projetos, se conferidos a meta esperada.

Desta forma, fica claro que a Controladoria envolve todo o sistema da empresa. Sendo assim, a área deve ser encarada como algo superior a uma medida de caráter contábil. Ele abrange deste o planejamento estratégico até o controle operacional. Assim, é possível reunir o máximo de dados relevantes para elevar a perfeição no processo de tomadas de decisão.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar as publicações do nosso blog. Para não perder nenhuma atualização, se inscreva em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão. Precisa de um serviço de consultoria? Entre em contato com o Astecas através de nosso site ou telefone. Nós teremos o maior prazer em apresentar soluções para o seu problema.