O que fazer para reduzir a ruptura no seu estoque?

Publicado em: 24/07/2020
Tempo de leitura: 2 minutos

Ruptura no seu estoque é um problema enfrentado por muitos empresários. Ela acontece quando falta um produto que o consumidor deseja. Dessa forma, é negativa para a imagem da empresa e pode levar à opção por um concorrente.

Quantas vezes você já foi a um estabelecimento e justamente o produto que você procurava estava em falta? Este é um clássico exemplo de ruptura no seu estoque.

A boa notícia é que essa situação pode ser evitada, com a adoção de algumas medidas.

Ter um estoque equilibrado é uma grande vantagem competitiva para as organizações, pois evita perdas e permite desenhar estratégias assertivas de preços e vendas.

Confira, a seguir, 4 passos importantes para reduzir a ruptura no seu estoque.

Fique atento ao comportamento do consumidor

Compreender o comportamento do cliente é essencial para reduzir a ruptura no seu estoque, afinal, o controle de estoque está diretamente relacionado às vendas de cada produto.

E, ao falar em vendas, o consumidor ocupa papel central. Dessa forma, é muito importante entender o trajeto do cliente no momento de fechar negócios com a sua empresa ou optar pelo produto na gôndola de um supermercado, por exemplo.

A sua empresa possui um produto que é porta de entrada para os demais? Quais mercadorias têm mais saída? Ao vender um produto, o consumidor costuma levar outra mercadoria junto para uma melhor experiência?

Todas essas análises ajudam no momento de controlar e organizar o estoque, a fim de garantir o seu abastecimento e a sua rotatividade.

Preste atenção às sazonalidades

É muito comum que alguns produtos vendam mais, em determinadas épocas do ano, como aquecedores, no inverno e ventiladores, no verão. Isso vale para diversos mercados, como: 

– Vestuário; 

– Alimentação; 

– Eletrônicos.

Para reduzir a ruptura no seu estoque, a sua empresa precisa saber quais datas ou épocas do ano são mais relevantes na sua área de atuação e preparar-se com antecedência para elas.

Um planejamento estratégico para aproveitar as sazonalidades é fundamental e uma grande vantagem competitiva dentro das organizações.

Outra dica é aprender com os erros do passado e preparar-se com mais segurança a cada ano para tirar o melhor proveito desses períodos de alta procura do seu produto.

Tenha um processo de reposição de estoque eficiente

Fazer a reposição do estoque com eficiência é outro ponto de destaque. Como isso, muitas vezes, envolve negociações e contratos com fornecedores, é importante manter um bom relacionamento com eles.

Além disso, tenha uma pessoa responsável na sua empresa para, periodicamente, verificar a situação do estoque.

Isso permite repor com tempo um produto que está esgotando e prever quais mercadorias precisarão ser repostas em breve.

Contrate um software de gestão de estoque

Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada para reduzir a ruptura no seu estoque. Contratar um sistema de gestão para controle de estoque facilita muito o dia a dia dos profissionais envolvidos, reduz as chances de erros e aumenta a sua produtividade.

Dados e informações em tempo real ajudam na tomada de decisões e no planejamento estratégico da organização.

Existe, hoje, no mercado, uma série de soluções que integram, além do estoque, outros setores da sua empresa, como financeiro, vendas e PDV.