Toda decisão depende de informação. Especialmente para as empresas, as decisões estratégicas dependem muito do conhecimento que o empreendedor tem no momento que as toma. E, como o dinheiro é um recurso primordial a ser usado pela empresa, os gráficos contábeis são fundamentais para o processo de tomada de decisões estratégicas.
Como é um processo de análise de decisões?
Antes de entender por quê isso pode ser tão importante, é preciso avaliar como são tomadas as decisões em uma empresa. Normalmente, elas são divididas em 4 grupos:
- Análise programada: É um processo que acontece com uma certa frequência e seu objetivo é garantir que a empresa está com o funcionamento adequado;
- Não programada: É uma decisão que precisa ser tomada em determinado momento, por conta de alguma mudança repentina externa ou interna;
- Decisões operacionais: São análises da rotina da empresa com ações que são tomadas para garantir maiores retornos;
- Decisões estratégicas: São os maiores objetivos para o longo prazo, como a instalação de um novo sistema de gestão.
Os insumos para a decisão
O que todas essas análises e decisões têm em comum, é que é necessário ter o máximo possível de informação sobre elas. Todas precisam ter dados sobre o passado, o presente e o futuro da empresa.
Por exemplo, uma decisão estratégica importante é uma possível mudança no sistema tributário da empresa, de modo que sejam economizados recursos com impostos e taxas. Nesse caso, é preciso avaliar como esse sistema é hoje, quais são os gastos e o seu histórico, de modo a comprar com a redução após a implementação do novo sistema.
Os gráficos contábeis e a tomada de decisões
Nesse exemplo, a utilidade dos gráficos contábeis é clara. São eles que ajudam a visualizar facilmente o quanto a empresa gasta agora e o quanto ela passaria a gastar depois, se esse balanço for positivo e valer a pena, a decisão correta é fazer a mudança.
Mas os gráficos podem ajudar em praticamente todo momento. Qualquer decisão para uma empresa envolve o recurso financeiro e os gráficos ajudam a mensurar se ela vale a pena ou não, de maneira imediata e que seja fácil de ler e compreender.
É claro que não são todas as decisões que são óbvias. Em algumas, existem fatores externos que as tornam mais sutis do que simplesmente pelo ponto de vista monetário.
Assimilando e reconhecendo informações
Mas, é inegável que o dinheiro tem um peso enorme. Por isso, os gráficos contábeis ajudam a assimilar e processar as informações rapidamente.
A velocidade é uma marca do mercado atual e ter as informações, de modo a processá-las rapidamente é importante para a tomada de decisões mais ágil. Por exemplo, digamos que um novo fornecedor ofereça uma solução logística que promete economizar tempo e recurso. É claro que para tomar uma decisão se vale a pena ou não trocar, você irá pensar bastante.
Nesse caso, os gráficos contábeis ajudam a determinar se pode valer a pena ou não engajar em uma negociação, em um processo que pode ser bem demorado e custoso. Ao analisar os gráficos contábeis, você passa a conhecer ainda melhor a sua empresa, possibilitando a tomada de decisões estratégicas cada vez mais eficientes e precisa.