Precificar é dar o preço correto aos produtos. Por muito tempo as empresas definiram valores apenas observando a concorrência e tentando competir com ela.
No entanto, com a profissionalização do mercado de trabalho, os pequenos e médios gestores aprenderam que essa é a receita para o desastre.
Essa tarefa tão essencial para a sobrevivência de qualquer negócio é cercada de dúvidas, dessa maneira, criamos um guia de como precificar os seus produtos de maneira correta. Confira!
Quais são os pilares da precificação
Definir o valor do seu produto realmente não é uma tarefa fácil. É preciso um bom conhecimento de mercado e alta consciência da sua empresa, além de compreender a percepção que o público tem sobre ela. Confira aqui três pilares essenciais.
Quanto custa manter o meu negócio
A primeira etapa para precificar os seus produtos é compreender quanto você precisa lucrar para se manter ativo no mercado.
Esse valor é calculado pela soma de dois grupos de despesas essenciais. Custos fixos e custos variáveis.
Os custos fixos são aqueles que se repetem mensalmente. Aluguel, limpeza, manutenção e folha de pagamento são exemplos. Eles não se alteram de acordo com o período do ano ou situação da empresa.
Por outro lado, os custos variáveis dependem do giro do seu negócio. Conta de luz, água e compra de mercadorias são os mais relevantes. Vale lembrar que quanto maior o seu movimento, maior esse valor.
Dessa maneira, para definir o segundo grupo é essencial conhecer os objetivos pessoais e do negócio.
- Quanto quero lucrar?
- Quanto quero vender?
- Quantas pessoas visitarão o meu negócio?
Esses são exemplos de questionamentos a serem feitos.
Como precificar os meus produtos de maneira competitiva
Lembra que no começo comentamos sobre calcular o preço de acordo com a concorrência?
Essa estratégia continua válida quando analisada de uma maneira mais global. Você precisa calcular os seus custos, mas ter em mente que quanto mais caro for o seu produto, mais o público será selecionado.
Menos pessoas poderão efetivamente acessá-lo.
Dessa maneira, se você trabalha com produtos de alto giro, um custo mais baixo terá ótimos resultados, agora se o seu serviço é altamente exclusivo, precisará de um forte trabalho de marketing.
Tenha em mente que o seu produto é diferente do da concorrência, mas o público irá compará-lo. Quanto maior for o custo, mais benefícios devem ser entregues.
Conheça o seu público profundamente
O terceiro pilar é muito importante e trata-se de conhecer o seu público. É ele que irá ditar todas as características dos seus produtos, sendo o preço um deles.
Chamamos de percepção de marca o quanto um cliente se sente identificado com ela. Quanto maior for essa identificação, maiores são as chances de fechar um negócio.
Tome como exemplo uma loja de doces. Se o público-alvo possui uma renda média de R$ 2000 mensais, qual é a chance de comprar um ovo de páscoa de R$ 500?
Essa análise irá, inclusive, apontar a viabilidade de colocar determinado item à venda.
A matemática por trás dos negócios
Quem não gosta de matemática, precisa respirar fundo. Precificação é um cálculo essencial!
O primeiro passo é somar todos os custos definidos nos passos anteriores. Esse será o seu custo médio.
Depois, multiplique pelo lucro desejado. Por exemplo, se você busca ganhar 50%, irá multiplicar o custo médio por 1,5. Esse resultado definimos como faturamento no período analisado.
Por fim, defina o seu CMV. Some os custos apenas com mercadoria (CM) e dividida pelo faturamento (F). Ao resultado some 1 e multiplique o preço dos seus produtos por esse valor, assim, terá uma boa aproximação dos preços ideais.
CMV = (CM / F)
Preço final = (CMV + 1) * custo do produto
Essa etapa da precificação pode parecer complicada no começo, mas é essencial, e com o tempo o gestor pega a prática e desenvolve seus próprios meios de calcular.
Nessa fase do negócio uma consultoria empresarial é de extremo valor para garantir bons resultados no longo prazo.
Entre em contato para conhecer os nossos serviços e compreender como podemos ajudá-lo.
O sucesso de um negócio depende da capacidade de precificar produtos corretamente. Coloque os pilares aprendidos em prática hoje mesmo para conquistar lucros consistentes.